Vamos falar de Saúde - HPV

By sexta-feira, março 01, 2013

Olá 
Meus amores!


Decidi hoje falar de saúde, pois me lembrei que minha mãe teve essa doença, e que na época foi muito descriminada, por uma Ginecologista despreparada para a função, pois a mesma insinuou que minha mãe traíra meu pai.. agora vamos entender mais sobre o assunto e nesse mês das mulheres todos os posts de sexta serão relacionados a saúde da mulher, poque não adianta estarmos bem maquiadas, de cabelos e unhas tratadas se nosso organismo não estiver bem, então vamos entender sobre essa doença?



O que é HPV?

O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.
ADAMO HPV é uma DST que pode causar câncer principalmente no colo do útero e no ânus
Não se conhece o tempo em que o HPV pode permanecer sem sintomas e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. Por esse motivo, é recomendável procurar serviços de saúde para consultas periodicamente.

Causas

A principal forma de transmissão do vírus do HPV é pela via sexual. Para ocorrer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar sintomas. Mas, quando a verruga é visível, o risco de transmissão é muito maior. O uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do HPV, que também pode ser transmitido para o bebê durante o parto.

Sintomas de HPV

A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.

Tratamento de HPV

Na presença de qualquer sinal ou sintoma do HPV, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado para o HPV.

Prevenção

Vacina

Foram desenvolvidas duas vacinas contra os tipos de HPV mais presentes no câncer de colo do útero. Essa vacina, na verdade, previne contra a infecção por HPV. Mas o real impacto da vacinação contra o câncer de colo de útero só poderá ser observado após décadas. Uma dessas vacinas é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos de HPV: o 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero, e o 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. A outra é específica para os subtipos de HPV 16 e 18. É fundamental deixar claro que a adoção da vacina contra o HPV não substituirá a realização regular do exame de citologia, Papanicolau (preventivo).
A vacina contra o HPV é mais uma estratégia possível para o enfrentamento do problema e um momento importante para avaliar se há existência de DST. Ainda há muitas perguntas sem respostas relativas à vacina do HPV:
  • A vacina do HPV só previne contra as lesões précancerosas ou também contra o desenvolvimento do câncer de colo de útero?
  • Qual o tempo de proteção conferido pela vacina do HPV?
  • Levando-se em conta que a maioria das infecções por HPV é facilmente debelada pelo sistema imunológico, como a vacinação afeta a imunidade natural contra o HPV?
  • Como a vacina afeta outros tipos de HPV associados ao câncer de colo de útero e condilomas (verrugas)?

A vacina do HPV funciona estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo.
Fonte:http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hpv

Não vou colocar fotos do que o HPV pode causar, pois são muito fortes, espero que tenham gostado do post e deixem nos comentários qual o próximo tema que devo abordar na próxima sexta.

Beijos até o próximo post.

Gostou do Post? Veja Também:

4 comentários

  1. oiee Taty,adorei o post,super util,isso msm saude sempre em dia
    atualizado
    aguardo vc
    http://lakaworld.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Exato, minha linda, beijos e volte sempre..

    ResponderExcluir
  3. Tatty, querida! Muito obrigada por me seguir no face. Tentei seguir com a fanpage do meu blog mas não consegui, então segui com a conta da minha mãe que se chama Maria Luiza porque é a conta que eu vinculei ao blog já que não possuo facebook pessoal ok? Estou te seguindo aqui no Google+ também!
    Seu blog é muito lindo e interessante, parabéns!
    Beijos
    DaphneTyler
    http://blogcupcakevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito direto seu conteúdo. Parabéns. Não creio que enrolação pra tratar de assuntos sérios assim seja uma opção viável. Assim como você, levamos informação sobre HPV às pessoas pra alerta-las, pra dar conhecimento pra que possam se localizar dentro do que fazer. Venha conhecer nosso website e aproveite pra nos dizer o que achou.

    ResponderExcluir

Desde já agradeço a visita de cada um de vocês.
Neste blog não serão aceitos, palavrões, ofensas a leitores ou até mesmo membro do blog, comentários anônimos..
Todos os comentários serão respondidos aqui mesmo no blog ou até mesmo por e-mail, então visitem sempre para verem a resposta.
Beijão a Todos Fiquem com DEUS!!